Pedra das Flores


A Pedra das Flores é um floramento de gnaisse com incríveis 1909mts de altitude, ficando ao lado da Pedra Azul com 1.822 metros localizado no distrito de Pedra Azul do Aracê, no município de Domingos Martins, no Espírito Santo. Sua fauna é diversificada, possuindo diversas espécies, tais como: macaco prego, tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, tucano, araponga, veado catingueiro, mão-pelada, trinca-ferro, sabiá, sagui da serra, onça pintada e o barbado.

É localizada ao lado da Pedra Azul, um dos mais importante ponto turístico do estado, com 1822mts. No alto da Pedra das Flores há um micro-clima, devido ao ar úmido e pelo fato de passar a maior parte do tempo encoberto pelas nuvens o que favorece o crescimento de várias flores, no topo da pedra há cerca de 26 espécies de orquídeas e 51 espécies de bromélias catalogadas como endêmicas, isto é, só existem naquele lugar.

Na Base da Pedra, se encontram as nascentes do rio Jucu Braço Norte, que abastece 70% do consumo de água na Grande Vitória.