Pedra do Elefante


A Pedra do Elefante é o principal símbolo de Nova Venécia. Medindo 604 metros de altitude é um monumento paisagístico natural e que já é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura. Possui uma variedade de atividades turísticas, tais como caminhadas, trilhas ecológicas, trekking, enduros, escaladas, dentre outros, movimentando um enorme fluxo de turistas.

A história da Pedra do Elefante está intimamente relacionada com a do município de Nova Venécia, toda a área da pedra foi modificada pela ação do homem, com desmatamentos para a criação de fazendas de café e cana-de-açúcar, além da construção de residências particulares. Hoje é uma área de proteção ambiental, o Corredor Ecológico Pedra do Elefante é um excelente laboratório que pode ser explorado por diversas áreas do conhecimento e é muito visitado por estudantes acadêmicos.

A Pedra do Elefante está situada a cerca de 10 km do centro do município, no sentido Nova Venécia a São Gabriel da Palha, medindo 2.562 hectares. O Decreto de sua criação foi publicado no Diário Oficial do Estado, em 2001. Situada em local privilegiado, possuindo um cenário invejável, em seu entorno oferece grande diversidade de atrativos turísticos.