Pedra da Cebola - I


O parque que está localizado no município Vitória, entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia, na zona continental do município.
O parque possui 100.005 metros quadrados e conta com uma vegetação típica de restinga. A origem do nome vem de uma pedra desenhada pela natureza no formato de uma grande cebola. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se "descama" de maneira similar as palhas de uma cebola. A pedra é um dos símbolos da capital capixaba.
O Parque Municipal da Pedra da Cebola apresenta uma boa estrutura para atender o público, há uma casa de meditação e um jardim oriental, além de um mirante sobre uma grande parede rochosa, usada pelos adeptos do alpinismo. É possível visitar também o espaço cultural, com programações diversas no decorrer do ano. Apresenta uma grande área plana que sedia eventos e também utilizada para a prática de beisebol e futebol. O espaço para futebol está reservado para Escolinha de Futebol infantil.
O Parque possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves. Conta com jardim oriental e um mirante, com vista para a Praia de Camburi, parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado em Serra.
Foi implantado em novembro de 1997, num local onde, até 1978, existiu a Pedreira de Goiabeiras, de propriedade da Vale (CVRD). Trata-se da primeira recuperação de área degradada por esse tipo de atividade econômica no município. No ambiente da antiga jazida, uma área plana serve para eventos de pequeno e médio porte e para a prática de atividades esportivas.
É um bom lugar para os pais levarem seus pequenos. Lá, existem uma fazendinha, parquinhos, lagos com tartarugas, um campo de futebol, além de um Centro de Educação Ambiental.