Monte Aghá


O Monte Aghá está localizado entre os municípios de Piúma e Itapemirim, é um importante ponto turistico da região. Em seus pés está também a chamada "Praia do Aghá", referência direta ao famoso monte. Piúma é um município tranquilo localizado numa ilha fluvial separada do continente pelo Rio Piúma, a cidade se transforma num pólo turístico na alta temporada e carnaval, chegando a receber cerca de 300 mil turistas. Grande parte da população local vive da pesca, do artesanato e do cultivo de mariscos, atividades beneficiadas pelas riquezas naturais existentes em seu litoral. O símbolo maior da cidade é o Monte Aghá com seus 352 metros de altura, e que pode ser visto por vários pontos da costa sul.


O Monte domina toda a paisagem com sua imponência, serviu de “marco seguro” a navegação em todo o litoral sul. Com sua impressionante forma cônica, o monte atrai jovens e adultos para a prática de caminhadas. As correntes de ar ascendente na face leste do monte permitem também a prática de vôos livres, embora o acesso ao ponto mais alto ainda seja ainda precário para o transporte dos equipamentos. O nome do monte, em tupi-guarani antigo quer dizer "lugar de se ver Deus". Os pesquisadores dizem que os índios faziam boas farras no cume do monte, antes da chegada dos portugueses e consequentemente dos padres jesuítas e que, depois das bebedeiras com “cauim” e ervas alucinógenas, "viam muitas coisas no cume da montanha".


A Praia do Aghá tem ondas mansas, paisagem paradisíaca, sendo referência para os pescadores junto com o monte. Sinalizando a divisa dos municípios de Piúma e Itapemirim, na praia foi encontrada a concha "Oliva Zelindea",  considerada uma das mais raras do mundo. Enfim, o Monte Aghá é uma deslumbrante paisagem do litoral sul do Espírito Santo e que se descortina para aqueles que escalam o maciço rochoso.