Pedra da Jabuticaba


A Pedra da Jabuticaba está localizada no pequeno municío capixaba de Águia Branca.  Historicamente data de 1925, a presença dos primeiros desbravadores, sendo pioneiro Antônio Francisco Coelho (Antonio Perigoso), morando em casas rústicas às margens do Rio São José, onde se localiza hoje o município de Águia Branca.

Em 1928, o então governo do Estado do Espírito Santo, representado pelo Sr. Aristeu Borges de Aguiar, juntamente com Dr. Walery Korszarowski, celebraram um contrato de colonização Towarzystwo Kolonizacyjne com a Polônia. Este contrato previa a introdução de poloneses no norte do ES. No ano 1929, famílias polonesas que desembarcaram no Brasil decidiram criar um novo vilarejo no Estado do Espírito Santo. Nascia naquele ano o Município de Águia Branca, cujo nome foi inspirado no símbolo da nação Polonesa que se estende desde a Idade Média. Águia Branca se localiza no noroeste do estado do Espírito Santo e possui cerca de 450 km². A economia é basicamente voltada para agricultura, com a produção de café, e extração de granitos.

A pedra localiaza-se na Rodovia do Café (ES-080), a 8Km ao sul de Águia Branca, onde tem a via "Café com Boi" (montanha da frente), da Pedra do Coração, onde tem a via "Haja Coração" (Montanha de Trás). A montanha mais alta, que lembra o pão de açúcar na extrema esquerda da foto, não possui vias ainda, mas é largamente frequentada por atletas de esportes radicais, como a escalada.
A Pedra do Coração é uma das quatro montanhas que dominam a paisagem do centro da cidade de Águia Branca, junto com a Pedra da Jabuticaba. A  Pedra do Coração é a maior delas, em altura mas o conglomerado rochoso torna um excelente cartão postal para o pequeno município.