Pedra do Garrafão


A Pedra do Garrafão está localizada em Santa Maria de Jetiba e tem 1.300 metros de altura, a vegetação secundária e circundante é a Mata Atlântica, com poucas matas virgens.
A origem do povoamento da região de Santa Maria de Jetibá foi decorrente do processo de colonização que se iniciou com a fundação da Colônia de Santa Leopoldina, situada às margens do rio Santa Maria da Vitória, entre a Cachoeira Grande e a Cachoeira José Cláudio, onde foi demarcada, em 1856, uma extensão de terra de quatro por quatro léguas, abrigar os primeiros imigrantes europeus que chegaram ao Brasil.

Nesse mesmo ano vieram os primeiros colonos suíços, em número de 60, que instalaram a sede da colônia dentro da área demarcada, às margens do rio Santa Maria da Vitória, quatro milhas acima da Cachoeira do Funil, no lugar ainda hoje denominado Suíça, em homenagem a esses imigrantes. A colônia, então passou a ser considerada Colônia de Santa Maria.
A tempos a Pedra do Garrafão sofreu uma interferência para que se mudasse seu nome para Pedra do Camelo, devido a sua formação lembrar uma corcova de um camelo, porém, o munícipio optou pelo seu nome tradicional, permanecendo assim a Pedra do Garrafão.