Morro do Moreno


O Morro do Moreno tem 274 metros de altura, está localizado próximo ao centro de Vila Velha (latitude 20°19'32.75"S longitude 40°16'36.91"O). E cima da pedra tem-se uma visão de 360º da cidade de Vila Velha, do mar e da capital Vitória. O nome refere-se a seu guardião da época da colonização, chamado João Moreno. A pedra têm características singulares, para quem olha este complexo de certo ponto, também nota a silhueta de uma primata deitada, seno o Morro do Moreno também chamado por alguns como Morro da Macaca Grávida.

Ao seu lado encontra-se seu vizinho mais famoso, o Convento da Penha, que fica localizado também no topo de um morro. Os dois morros dão boas-vindas a todos que vão à cidade de Vila Velha, a partir da capital do Estado, Vitória, passando pela Terceira Ponte. São os cartões-postais da cidade. Crianças, jovens ou idosos, pessoas de todas as idades podem ir até seu topo e desfrutar das belas imagens proporcionadas pela paisagem deslumbante com a Terceira Ponteo ao fundo. O Acesso ao morro pode ser feito pela estrada de terra, que pode ser enfrentada por um veículo 4x4, a pé e até mesmo de Moutain Bike, ou mesmo em uma das diversas possibilidades de trilhas.

O morro é ideal para um passeio com os amigos seja pela manhã ou pela tarde, a caminhada até seu topo não dura mais que 20 minutos. O nascer e o pôr do sol ficam muito mais bonitos vistos lá de cima. Durante a noite é um lugar muito bom para um lual. Durante o Reveillon muitas pessoas optam em ver a queima de fogos que acontece na orla das praias de Vila Velha do alto do Morro, propiciando uma visão ainda mais linda.

O morro é localizado praticamente no centro da cidade, mas é formado por Mata Atlântica, sendo de um dos lados cercado pelo mar, onde dá acesso ao Porto de Vitória passando por debaixo da 3º ponte, e do outro lado a cidade. Possui locais para Pesca, Rapel, Trilhas(trekking), Mountain bike, rampa para Vôo livre, fonte com água mineral, e uma bela vista para a cidade de Vitória e de Vila Velha, para o Convento da Penha e as praias da Costa e Itapuã. No alto do morro existem várias torres de comunicação. Subir na mais alta delas propicia uma vista ainda mais ampla. Em sua fauna podemos encontrar uma grande quantidade de pássaros, lagartos e insetos. Mas com sorte você pode encontrar algumas espécies de macacos saguis, ou quem sabe, enormes caranguejeiras e algumas espécies de cobra. Tambem na parte baixa pode se ver cachorro do mato la nos dados oficiais do ibama existem mais de 45 individos da especie e mais alguns saguis da cara preta. As rochas encontradas no morro, são predominantementes granitóides de diferentes gerações, com enclaves máficos de variados tamanhos.

Muitos moradores de Vila Velha conhecem o Morro do Moreno, mas nem todos tiveram a oportunidade ou a curiosidade de encarar as trilhas e desbravar a mata ao redor do morro. Os que conhecem a beleza canela-verde de perto aproveitam para praticar parapente, já que o Morro do Moreno tem inclinação ideal para a prática dessa modalidade. Além disso, a vista de Vila Velha impressiona. Dá também para ver o mar, Vitória, Serra, e, ainda, o Convento da Penha.

Sinaleiro

Desde o início da colonização do Espírito Santo, o Morro do Moreno funcionava como posto de observação para assegurar a defesa de Vila Velha e de Vitória aos ataques dos navios corsários.
O responsável pela observação era um colono que veio de Portugal com Vasco Fernandes Coutinho. O nome dele era João Moreno, daí o nome do Morro. Além da atividade de vigia, João Moreno utilizava as terras do Morro para o cultivo. No início do século passado, o topo do morro foi fundamental na criação de um sistema de sinalização para a entrada de navios na Baía de Vitória, reforçando a sua vocação como posto de observação. Agora, ao invés de defesa de ataques dos navios, o topo do Morro do Moreno servia para auxiliar a navegação.

Clementino de Barcellos, figura ilustre e querida de Vila Velha, era o sinaleiro do Morro do Moreno aos 23 anos de idade. Assumiu por nomeação do Governo Federal, o cargo de sinalizador do Posto Semafórico localizado no Morro do Moreno em substituição ao seu falecido pai, que exercia a mesma função. Este posto, que ficava de frente para o mar a leste, tinha a finalidade de identificar por meio de uma luneta de longo alcance os navios que se aproximavam em alto mar.

Clementino verificava com antecedência de aproximadamente uma hora, se os navios iriam atracar no Porto de Vitória ou se vinham do sul ou do norte. Ele conseguia ver também detalhes como o nome do navio e da companhia a que pertencia. A partir da identificação do navio, havia um sistema de comunicação que funcionava com bandeiras coloridas. Elas eram colocadas em uma cruzeta fixa na parte superior do mastro. Era uma enorme cruz. Tinha quase dez metros de altura.

Em resumo, as viagem entre Vitória e Vila Velha pela Terceira Ponte poderiam ser bem mais interessante se as pessoas soubessem o quanto de beleza que há no local e a história que existe por trás do Morro do Moreno.