O Frade e a Freira


A pedra do Frade e da Freira é uma formação rochosa com 683 metros de altura, localizada na divisa dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Rio Novo do Sul, próximo a BR 101, na região sul do estado do Espírito Santo. Ela é composta por montanhas geminadas que aparentemente formam as figuras de duas pessoas colocadas frente a frente como se estivessem conversando ou simplesmente se encarando, mostrando um quadro de tamanha beleza que se tornou motivo de cartão postal levados por turistas e pelos próprios capixabas, como recordação daquela paisagem bucólica e encantadora.

 Sobre a mesma, criou-se uma lenda que vem de tempos antigos, ninguém sabe precisar quando, que nos conta a história de um frade que se apaixonou pela freira que com ele trabalhava na cristianização dos índios da região, e acabou sendo correspondido no amor que tomara de assalto o seu coração. Diz essa narrativa que Deus condoeu-se do sofrimento que martirizava esses seus dois servidores, e decidiu eternizar a paixão que os atraía um ao outro, transformando-os em pedra.

Além de Cachoeiro de Itapemirim e Rio Novo do Sul O Frade e a Freira também faz divisa com Vargem Alta, é visualisada no trecho de Vitória com a divisa do Rio de Janeiro. Atualmente o Parque Municipal Frade e a Freira tornou-se o “Monumento Natural Frade e Freira”.