Pedra da Onça


A localidade onde hoje é o município de Itarana, ou Pedra da Onça, foi parte do município de Afonso Cláudio e após um desmembramento, pertendeu a Itaguaçu que foi novamente desmembrado em 1963. A Pedra da Onça é considerada a maior jazida de água marinha do mundo. A colonização da terra começou na segunda metade do século XIX, quando imigrantes italianos vindos de Santa Teresa fundaram a povoação de Figueira de Santa Joana, às margens do Rio Santa Joana - onde existia uma figueira silvestre. Meneghel, Rabi, Bergamaschi , Denardi, Fiorotti e outros foram nomes importantes nessa época. O povoado de Figueira de Santa Joana foi elevado à categoria de sede de distrito, em 15 de março de 1890.

O Decreto Estadual nº 33, de 21 de setembro de 1891 transferiu a a sede do município de Afonso Cláudio para essa povoação; situação que se manteve até 18 de janeiro de 1892. Com o decreto-lei nº 15177, de 31 de dezembro de 1943, a denominação do distrito foi alterada para Itarana (cujo significado é Pedra da Onça).
Em 1963, criou-se o município de Itarana, com território desmembrado do município de Itaguaçu. A instalação do município ocorreu em 18 de abril de 1964.

O município segue com a tradição italiana, mas os pomeranos também estão presentes com suas tradições e costumes.  Suas belezas naturais  podem ser apreciadas em locais como a cachoeira do Rio Santa Joana, a cachoeira do Jacob e , entre elas, a Pedra Onça. Para quem gosta de aventura, a rampa de voo livre é a grande pedida. As igrejas da região atraem muitos visitantes, como a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e a de Santa Luzia. O artesanato local é muito interessante e pode ser facilmente encontrado. A Pedra da Onça é muito procurada por amantes de esportes radicais e atrai curiosos e turistas ao longo do ano. A Pedra é a grande atração turística da região e fica localizada a 11 quilômetros da sede.