Pedra do Penedo



Medindo 136m de altitude, esta montanha-ilha é o símbolo máximo da baía de Vitória e, apesar de estar localizada no município de Vila Velha, foi tombada como “Monumento Natural da Pedra do Penedo” sendo Patrimônio Natural Paisagístico de Vitória tombado no ano de 1983, o que garantiu sua integridade e hoje é patrimônio de todos os capixabas.

O Penedo já foi chamado de Pão de Açucar, fazendo referência a famosa pedra carioca. Ciente da importância deste monumento para os capixabas e considerando suas características naturais, a Pedra do Penedo tornou-se um símbolo e referência turística para a capital Vitória e para todo o Espírito Santo.

Vitória é a terceira cidade mais antiga do país depois de Recife e Salvador, e foi fundada no dia 8 de Setembro de 1551 na zona alta da ilha, conhecida como cidade Alta. A partir deste momento a população começou a crescer e omeçaram as construções dos seus principais monumentos e edifícios. No começo do século XX, foi melhorando a infra-estrutura, se construiu um porto e a primeira ponte que unia a Ilha de Vitória ao Continente, começou assim um momento de grande esplendor e desenvolvimento para a cidade. Em meados do século, com a construção e estruturação das ruas e avenidas. Vitória se converteu no maior centro político e administrativo do Estado do Espírito Santo.
Na década dos anos 70 do século XX com a chegada da industrialização à zona, seu Porto foi um dos mais importantes do Brasil. Anos mais tarde surgiu o turismo e a Cidade de Vitória se transformou em um dos destinos turísticos mais importantes de todo o Estado do Espírito Santo. Atualmente Vitória é visitada por uma grande quantidade de turistas, atraídos por seu rico patrimônio histórico, um dos mais importantes do país, e por seu maravilhoso entorno rodeado de zonas naturais, ilhas e praias de grande beleza.

Na época da colonização a Pedra do Penedo serviu como ponto de apoio e vigia para a observação de navios inimigos que adentravam na baía de Vitória.  Atualmente a Pedra do Penedo sempre é iluminada em épocas festivas pela Prefeitura de Vitória, o que torna o calçadão da Avenida Beira-Mar, próximo à Curva do Saldanha, um bonito local para  passeios e caminhas esportivas.