Pico da Bandeira


O Parque Nacional do Caparaó, onde se localiza o Pico da Bandeira é o ponto mais alto dos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, como também de toda a Região Sudeste do Brasil. É também o terceiro ponto mais alto do país, com 2.891,98 metros de altitude (medição revista por GPS pelo Projeto Pontos Culminantes do Brasil, do IBGE e do Instituto Militar de Engenharia, em 2004). O Pico possui este nome porque o Imperador Dom Pedro II mandou colocar uma bandeira do Brasil em seu cume.
O Parque Nacional do Caparaó, na Serra do Caparaó, está na divisa entre os municípios de Ibitirama, Espírito Santo, e Alto Caparaó, Minas Gerais. A carta topográfica do IBGE para a região, publicada em 1977, mostra o cume propriamente dito inteiramente dentro do Espírito Santo, a poucos metros da divisa mineira, e alguns serviços de imagens de satélite, como o Google Maps, também o fazem. Entretanto, o Anuário Estatístico do Brasil, também do IBGE, lista o Pico da Bandeira como o ponto culminante de ambos os Estados, sendo esta a posição oficial do órgão. Ainda segundo o mesmo Anuário, as coordenadas do Pico são 20º26'04" de latitude sul e 41º47'44" de longitude oeste.
O Pico da Bandeira já ocupou o posto número um entre os mais altos, pois, desde a década de 60 do século passado, imaginava-se que o Pico da Bandeira era o cume mais alto do Brasil. Com a descoberta do Pico da Neblina e seu vizinho 31 de Março, a montanha caiu de posto, mas não perdeu nada de sua beleza.
O parque é composto de Mata Atlântica e Campos de Altitude, oferece um visual grandioso e muitos rios e cachoeiras para banho. A facilidade em alcançar o cume faz com que ele seja procurado por muitos visitantes despreparados, inclusive alguns usando chinelos e shorts.

São cerca de duas horas e meia de subida por trilhas muitas vezes íngremes, trata-se de um ambiente montanhoso, com todas as agruras da natureza. Em algumas épocas pode ser extremamente frio, além da exposição de risco em determinados trechos. Quanto maior a altitude menos oxigênio disponível, por isso, acidentes na região são comuns.
O Pico da Bandeira é também considerado um dos pontos mais frios da região Sudeste, sendo possível a ocorrência de neve. As temperaturas no pico chegam a até -10°C, sendo que no inverno as geadas são diárias.