Pico do Itabira


O Pico do Itabira, localizado em Cachoeiro de Itapemirim é uma formação rochosa de granito que lembra um enorme dedo indicador apontado para o céu. O pico é visível de quase todos os pontos do município de Cachoeiro de Itapemirim. Ele é cercado de montanhas que completam o belo visual e formam o Conglomerado do Itabira. O Pico possui cerca de 400 metros de altura e é a montanha mais importante do imenso Conglomerado do Itabira. O local é largamente frequentado por escaladores.
O "Pico do Itabira" virou cartão postal da cidade.


A pedra, de granito, tem cerca de 700 metros de altitude que completam o belo visual. O contraste com o azul do céu lhe confere a aparência de um quadro de arte pintado a mão. O nome original, dado pelas tribos tupis que um dia habitaram a região, significa Pedra Empinada, justamente por seu formato quase todo vertical. O Itabira exerce grande fascínio sobre os praticantes de escalada, sendo que seu cume foi atingido pela primeira vez nos registros oficiais apenas em 1947. De lá para cá, outros repetiram a façanha e tiveram o privilégio de conquistar a Pedra Empinada.
O Itabira fica a seis quilômetros do centro da cidade e atrai visitantes e adeptos de outros esportes, como o mountain-bike, trilhas e alpinismo. Sylvio Mendes foi um dos conquistadores do cume do Pico do Itabira ou se preferir "pedra empinada", como diriam os antigos índios da região.